sábado, 12 de março de 2011

CUIDADOS COM O PRONOME LHE

Há uma diferença considerável entre a colocação pronominal na fala descontrída e a do texto formal.

observe a frase abaixo:

"Dilma merece que lhe deizem em paz ao menos durante os quatro meses em que se submeterá a quimioterapia."

-Merece que LHE deixem em paz. Na frase acima foi usado o pronome oblíquo átono LHE. É a forma objetiva indireta e corresponde a "a ele/a ela".

A forma correta é:  "Dilma merece que A deixem em paz anos menos..."

O pronome LHE utilizado como complemento de verbo transitivo direto, contrariando a norma culta, ´e comum `alinguagem oral, principalmento do Rio de Janeiro para o Norte. O LHE substitui bem os complementos preposicionados: "deu-lhe" em vez de "deu a ele"; "deixou-lhe", por "deixou a ela" etc.nessas regiões, é comum ouvir coisas como "eu lhe encontro", "eu lhe amo", eu lhe vejo mais tarde". Em São Paulo se ouvem constantemente construções como "se você for, eu te vejo", vai indo que nós te encontramos", vamos te rever só quando você chegar etc., em mistura de pronomes da segunda pessoa como o resto da oração na terceira.E no Sul, "tu vai","tu vem", "tu quer", pronomes na segunda pessoa e verbos na terceira.
É a linguagem oral e regional descontraída, despreocupada com a variante culta do idioma.
Quem deixa - deixa alguma coisa, deixa algo. essa alguma coisa ou algo, objeto direto de deixar, é bem substituída pelo peonome -o (O,A,OS,AS)   que funciona sempre como complemento de verbos transitivos diretos na linguagem formal algo rebuscado. Transitivos diretos (TD), já se sabe, são os verbos que exigem complemento sem preposição: "deixar algo", "fazer algo", "comer algo"," ver algo". Os transitivos indiretos (TI) são verbos cujo sentido é completado por complementos preposicionados. Quer dizer, os complementos dos verbos transitivos indiretos são acompanhados de preposição, ainda que ímplica. "Gostar de", precisar de", "recorrer a", "conviver com", "derivar de ". Os transitivos diretos são muitíssimo mais frequentes do que os indiretos. Em relação à transitividade, há também os transitivos diretos e indiretos
(TDI): "antepor algo a alguém ou a alguma coisa", "habituar alguém a algo", implorar alguém a ou para algo" ou "implorar algo a alguém", "deixar algo a alguém" etc.
Há também os intransitivos (I), que dispensam a obrigatoriedade dos complementos: "correr", "morrer", "viver", "rir". Claro que essa classificação é um tanto genérica e não absoluta porque os verbos podem mudar de natureza, dependendo da construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário