sábado, 12 de março de 2011

O LUGAR DO PRONOME

"A colocação pronominal depende mais do ritmo e do equilíbrio da frase do que de rígidas regras sintáticas, mas sua posição não é tão livre assim".
Nas variedades linguísticas brasileiras, o pronome oblíquo átono costuma flutuar irresponsável entre as formas verbais. Mas não convém exagerar, como fazem sem querer alguns profissionais distraídos, porque, apesar de certa liberdade vigente entre nós,a gramática tenta sistematizar os fatos na variante culta da língua.
Como princípio, deve-se observar que o pronome átono se coloca sempre junto de uma forma verbal (PRÓCLISE, ÊNCLISE E MESÓCLISE) 

PRÓCLISE

Antes do Verbo ( posição mais frequente entre nós pelo andamento da frase na língua).

  • O deputado me convidou.
  • Nós a queremos demais.
  • Me dá um dinheiro aí.
Evitar na escrita e na linguagem formal.

Os pronomes o/a, os/as devem aparecer sempre junto dos verbos transitivos diretos, dos quais são complementos objetos diretos. Quanto a me/te/se/nos/vos, podem ser objetos diretos ou objetos indiretos, dependendo da natureza do verbo a que sirvam de complemento: transitivo direto ou transitivo indireto. Em relação a lhe/lhes, funcionam como objeto indireto na escrita formal.

PARTICÍPIO

Deve-se considerar que os pronomes átonos jamais se ligam ao particípio, que repele tanto a próclise como ênclise. Particípio é uma das formas nominais do verbo e se caracteriza pela desinência -do-: "amado", "comido", "partido", exceto alguns irregulares como "dito", "feito" e "posto". Quando há particípio na frase, o pronome se liga (ou liga-se) ao verbo auxiliar que o acompanha.

"Haviam-lhe contado que o Congresso é uma mamata."
"Eles lhe haviam contado que o Congresso é uma mamata."

"Tem-nos dito que a vida dos congressistas é duríssima."
"Ela nos tem dito que eles trabalham duas vezes por semana."


Nenhum comentário:

Postar um comentário